Especialização Técnica de Enfermagem em Urgência e Emergência

· 6 min read
Especialização Técnica de Enfermagem em Urgência e Emergência

A atual proposta de atenção às urgências, no Brasil,61 passou por diversos momentos. O que significa que vários dispositivos legais foram instituídos e/ou revogados para organizar o modelo vigente de RUE. [...] constatação médica de condições de agravo à saúde que impliquem risco iminente de vida ou sofrimento intenso, exigindo, portanto, tratamento médico imediato. Toda demanda na APS se inicia pelo acolhimento de condições agudas ou crônicas. Logo, esse deve ser um dispositivo de ampliação, facilitação do processo e inclusão do usuário. Quaisquer que sejam as ações, é necessário haver processos organizacionais que se adaptem à cada situação. As origens e o conceito de RAS44 provêm das experiências de sistemas integrados de saúde que surgiram nos Estados Unidos, na Europa Ocidental e no Canadá, na década de 1990, e que foram introduzidos nos países em desenvolvimento, como o Brasil.

Entendendo a Atenção Primária à Saúde

Com base nos dados estatísticos mundiais, levantados por Freitas e colaboradores, entre as urgências de risco real há grande possibilidade de sobrevivência caso os pacientes recebam atendimento inicial em tempo hábil. O atendimento deve ser realizado por profissionais de saúde capacitados e supridos de material necessário, dentro dos primeiros 60 minutos. Prestação de um conjunto de serviços que atendam às necessidades da população adstrita nos campos de promoção, prevenção, cura, cuidado, reabilitação e cuidados paliativos. A Emergência do hospital utiliza um sistema que organiza o fluxo de atendimento dos pacientes nos serviços de urgência e emergência, priorizando os casos de acordo com o potencial de risco, agravo à saúde ou grau de sofrimento, a Classificação de Risco. Prestar cuidados diretos de enfermagem a pacientes em estado grave, sob supervisão direta ou à distância do profissional enfermeiro; Participar de programas de treinamento e aprimoramento profissional especialmente em urgências/emergências; Realizar  manobras de extração manual de vítimas.

Como funciona uma Unidade de pronto atendimento?

  • A Declaração de Alma-Ata, como foi chamado o pacto assinado entre 134 países,7 associava a definição de APS à prestação de cuidados primários de saúde.
  • O especialista em Enfermagem no Atendimento em Urgência e Emergência Intra e Extra-Hospitalar é o profissional que presta assistência a indivíduos nas diferentes faixas etárias, vítimas de acidentes e agravos à saúde, que necessitam de cuidados em caráter de urgência e emergência.
  • Redefine as diretrizes para implantação do componente UPA 24 horas e do conjunto de serviços de urgência 24 horas da Rede de Atenção às Urgências.
  • As condições crônicas, em especial as doenças crônicas, iniciam e evoluem lentamente.
  • Podendo encontrar empregos nas mais diferentes regiões, contextos e ambientes.
  • Acessibilidade e uso de serviços para cada novo problema ou novo episódio de um problema para os quais se procura atenção à saúde.
  • A assistência ao paciente com Infarto Agudo do Miocárdio ou Acidente Vascular Encefálico retrata uma das maiores competências da enfermagem em urgência e emergência.

As condições crônicas, em especial as doenças crônicas, iniciam e evoluem lentamente e apresentam múltiplas causas. Para que a RAS cumpra seu papel, é imprescindível que a APS esteja organizada, coordenando o cuidado, responsável pelo fluxo do usuário no SUS. Dentre as atribuições das UPA, está a sua articulação com a APS para construir fluxos efetivos de referência e contrarreferência, organizados pelas centrais de regulação de urgências, ressaltando a necessidade de oferecer retaguarda às urgências atendidas. A ABS está inserida na RUE com o objetivo de ampliar e facilitar o acesso por meio do fortalecimento do vínculo usuário-equipe. O processo de atenção aos eventos agudos encontra-se representado na Figura 1 a seguir. C) Os profissionais da equipe da ESF têm como alicerce de sua atuação os princípios de integralidade e multidisciplinaridade.

Faça o curso dos sonhos

Desta forma os profissionais de enfermagem na APS nos eventos de urgência e emergência são desafiados diariamente a refletir sobre o seu papel, autonomia e vínculo com os usuários do SUS. A base legal para a atuação da APS na assistência aos pacientes em estado de urgência e emergência está nas normas estruturantes da RUE e da APS. Esse conjunto de documentos denotam a responsabilidade da APS no atendimento às urgências e emergências. O dever da UBS não é o de atender às urgências de baixa complexidade, e sim de executar os primeiros cuidados e ações de quem busca atendimento nas unidades. A PNAU busca categorizar e organizar os serviços de atendimento às urgências de modo hierarquizado, a fim de assegurar o acesso e o acolhimento dos usuários conforme o nível de complexidade. Trabalhar em conformidade às boas práticas, normas e procedimentos de biossegurança. Proporcionar aos profissionais técnicos em Enfermagem espaço de aprendizagem e continuidade do conhecimento técnico-científico voltado ao atendimento das urgências e emergências nas diferentes fases do ciclo vital e comprometido com a proteção e promoção da vida.

Como é o Curso Técnico em Enfermagem?

Em conformidade com Herminda e colaboradores, esse sistema integrado possui evidências que essas redes oferecem soluções para os já sobrecarregados sistemas de saúde. Nas emergências, a classificação de risco e vulnerabilidade deve ser realizada em etapa posterior à do acolhimento, e no tempo necessário para a definição do diagnóstico. A PNAU determina que, nos casos considerados de emergência, deve-se dar um primeiro atendimento e transferir o paciente para um serviço especializado. Acessibilidade e uso de serviços para cada novo problema ou novo episódio de um problema para os quais se procura atenção à saúde.

cursos para trabalhar na indústria que você precisa conhecer

O especialista em Enfermagem no Atendimento em Urgência e Emergência Intra e Extra-Hospitalar é o profissional que presta assistência a indivíduos nas diferentes faixas etárias, vítimas de acidentes e agravos à saúde, que necessitam de cuidados em caráter de urgência e emergência. Várias funções só podem ser exercidas por enfermeiros (são privativas), como prestar cuidados diretos a pacientes graves com risco de morte e realizar consulta de Enfermagem. A assistência às emergências obstétricas é outro entendimento essencial para reconhecer precocemente a pré-eclâmpsia e eclâmpsia, além de hemorragias uterinas e gestacionais.  técnico em enfermagem  é uma necessidade constante nos serviços da maior parte das organizações de saúde.

Saiba mais sobre as carreiras em Técnico em Enfermagem

  • As ações educacionais são orientações a famílias, cuidadores e/ou pacientes; desenvolvimento de estratégias de ensino; educação sobre recursos sociais; preparo de paciente, família e rede de vizinhos e outros setores para prevenção de riscos em casos de emergência; orientações a outros enfermeiros.
  • B) O indivíduo passou a ser o foco, como unidade de ação programática de saúde, a partir da implantação da ESF.
  • Nas unidades em que as equipes ainda não estão estruturadas nos moldes da ESF, de acordo com o protocolo de enfermagem da APS, recomenda-se a organização de uma escala por turno/dia dos profissionais responsáveis pelo acolhimento à demanda espontânea, de modo que se constitua uma referência para os usuários.
  • O curso técnico em Enfermagem é oferecido por instituições como a Cruz Vermelha Brasileira, escolas de saúde (como as da Santa Casa) e centros de formação técnica em todo o país.

Estabelece a organização dos Cuidados Prolongados para retaguarda à RUE e aos demais sistemas temáticas da RAS no âmbito do SUS. Muitas vezes, faltam padrões regulares ou previsíveis para as condições crônicas, que podem causar perda de capacidade funcional. O contrário ocorre nas condições agudas, em que, geralmente, pode haver uma recuperação adequada. B) O indivíduo passou a ser o foco, como unidade de ação programática de saúde, a partir da implantação da ESF. O acesso à sala de aula virtual da especialização pode ser realizado utilizando tablets, notebooks, computadores ou mesmo o celular smartphone, quando ou onde quiser, assim você terá flexibilidade para se capacitar, visto que o tempo é recurso escasso.

Suporte de Vida na Parada Cardiorrespiratória ACLS 2015/2016 (SAMU)

Isto significa que é possível finalizar a formação e ter o diploma em mãos em um espaço de tempo bem menor que o do ensino superior, o que costuma atrair muitos estudantes. Como mostrado na grade curricular, vale lembrar que no ensino técnico o estágio em hospitais e unidades de saúde é obrigatório e faz parte da formação prática do aluno. Vale lembrar que essa é a exigência mínima do MEC, porém, dependendo da instituição de ensino escolhida, o estudante pode precisar de mais requisitos para fazer o curso técnico. Os últimos exames realizados foram mamografia (MMG), há 5 anos, e exame de colesterol, glicemia e triglicerídeos, há 1 ano. A enfermeira sugeriu acompanhar a família e mostrar algumas técnicas para lidar com a dependência parcial da paciente. Joana fosse até a casa de Maria para um novo atendimento, a fim de avaliar melhor a possível demência, a incontinência e os achados pulmonares.